Na Direção de Engajamento Social da Casa Galileia, Leon traz suas experiências de trabalho com pastorais sociais e organismos da Igreja Católica por mais de 12 anos, sempre inspirado no compromisso com os direitos humanos, a justiça e a democracia a partir da Doutrina Social da Igreja. Foi sua experiência com comunidades e lideranças católicas que o forjou como um ativista pelos direitos humanos e pelo cuidado com a Casa Comum, e sempre reafirma que essas comunidades são espaços de vivência profunda de valores centrais para a democracia.
Com bacharelado em Ciências Sociais, atualmente faz mestrado em Antropologia Social, e estuda resistências e ontologias ambientais a partir dos movimentos sociais de defesa do Rio São Francisco. Antes de atuar na Casa Galileia, foi assessor nacional da Cáritas Brasileira e coordenador de articulação da REPAM-Brasil, e nesse período teve a oportunidade de tecer dois dedos de prosa com o Papa Francisco, no Vaticano.
Nos tempos de folga ele está sempre na cozinha ou na feira, comprando produtos frescos para fazer comidas afetivas, reunir os amigos com vinho, cachaça mineira e uns discos de MPB e música latinoamericana.